Algumas diferenças entre marketing e vendas: Entenda melhor

Entenda a diferença entre marketing e vendas e saiba como atingir a eficiência com essa dupla

marketing-e-vendasUm trabalho em equipe só funciona quando todas as partes cumprem seu papel. E para isso é necessário que as funções a serem exercidas estejam claras e alinhadas para que o resultado seja um sucesso. É o que deve acontecer com as áreas de marketing e venda. Elas precisam estar de mãos dadas para aumentar as vendas e garantir o sucesso de cada operação.O papel do marketing

Com o advento da internet, o marketing passou a ter papel fundamental no engajamento de novos clientes. Hoje, ele é o responsável por grandes resultados dentro de uma companhia. Cabe ao marketing desenvolver estratégias digitais, usando conteúdos de qualidade, mídias pagas e entregar material de qualidade, para converter visitantes em leads.

A responsabilidade do setor de vendas

O setor de vendas sempre atuou sozinho, tendo o retorno do investimento claramente. Agora, com o marketing de vendas, cabe ao time de vendas fazer o possível para que o comprador adquira os produtos e serviços de uma empresa. Incluindo ofertas e atendimento de qualidade para que ele volte a fazer negócios e depois manter esse cliente, usar o marketing e vendas sempre vai ser um aliado ao sucesso.

Mesmos conceitos

Para essa dupla dar certo, precisam trabalhar com os mesmos conceitos. É preciso ficar claro que o marketing vai viabilizar a meta de vendas da empresa.

  • Persona: O marketing avalia o que é um bom lead, com base nos tipos de clientes que a empresa pode ter. A área de vendas aproveita esse dado para saber como abordá-lo.
  • Jornada de compra: O marketing avalia quando o lead está próximo de efetuar a compra e sinaliza a área de vendas que passa a assumir a responsabilidade pelo cliente.
  • Levantada de mão: Termo que designa que o lead solicitou um contato com o vendedor. É a hora do marketing sair de cena e a área de vendas atuar.
  • Marketing Qualified Lead – MQL: São os leads que não demonstraram interesse ativo, mas tem um bom perfil para efetuar a compra de um produto ou serviço. O marketing deve indicar à área de vendas para entender a importância dessa abordagem, só assim o marketing e vendas vão andar juntos.

Comunicação entre os setores

O marketing e vendas precisam fazer parte de um mesmo plano de ação, cada qual assumindo com objetividade e profissionalismo o seu papel. É bem importante que as áreas pratiquem, por exemplo, o Closed Loop Report, que nada mais é do que o feedback circular. O marketing precisa saber o que aconteceu com os leads enviados para a área de venda e, em contrapartida, o setor de vendas precisa que o marketing envie informações sobre o lead, para que façam a melhor abordagem.

Entender e respeitar a importância de cada área dentro de todo o processo é o grande segredo para o aumento das vendas da empresa. E é por isso que o bom relacionamento entre marketing e vendas é imprescindível para essa parceria funcionar.

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Um grande abraço e até a próxima!

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