Entenda como aumentar suas vendas usando o marketing digital em 4 etapas

Não existe atalho e sim trabalho para alcançar o sucesso em Marketing Digital

Vamos começar esse post sobre marketing digital com uma frase que considero bem simples e direta.

Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o mais receptivo às mudanças.

Você está pronto para a mudança? Se a resposta for sim, então continue lendo esse post que fala sobre 4 etapas no marketing digital que vai te ajudar.

Mudanças são frequentemente em nosso cotidiano. Muitas das suas ações e anseios vão dar errado na maioria das vezes, por isso precisamos estar preparados para as minimizar os riscos.

O que é marketing Digital?

marketing digital Não deve ser novidade para você que está lendo esse post no momento, pois deve conhecer a resposta para essa pergunta, sabe que o marketing digital está presente em nosso dia a dia e em nossas mãos.

Em resumo são estratégias de marketing feitas de forma online, com facilidade de medição de resultados.

Porém esse universo é extenso e dinâmico, daria espaço para falar por meses sobre esse assunto. O marketing por si só está presente no nosso dia a dia, até mesmo em situações pessoais, “todo mundo tem um pouco de louco e marqueteiro dentro de si”.

Mas como não é possível falar de todos os assuntos de marketing de uma vez, eu vou falar sobre 4 etapas que eu considero importante para desmembra os demais. Mas antes vamos a um resumo.

O que mudou da forma tradicional de fazer marketing para a atual?

A melhor forma de você entender essa mudança e fazer uma analogia.

Em 1980 para se comprar um carro, o interessado na compra tinha em, mãos algumas informações sobre o automóvel através do Jornal, radio, televisão, revistas e outros meios de divulgação off-line. As informações mais detalhadas eram necessário ir até a concessionaria e serem fornecidas pelo vendedor presencialmente.

Comercial do primeiro Gol em 1980…

Em 2018 se você quer comprar um carro qual é a sua atitude? Pesquisar online, ver detalhes do carro, itens de serie, cores disponíveis, etc. Mas em 1980 era usado o marketing tradicional certo? Então é ai que entra a diferença.

A forma atual de fazer marketing é a mesma que antes, porém são usadas estratégias na forma digital, trazendo muito mais facilidade e agilidade na busca de informações.

Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.

Respondendo a pergunta, nada mudou, apenas acrescentou e melhorou para ser mais assertivo em nossas decisões.

Na agência FOXID, usamos 4 etapas para alcançar o sucesso com nossos clientes, então chega de enrolar e vamos ao que interessa, vou te explicar agora!

As 4 etapas do marketing digital

Vamos simplificar um pouco para que possa entender, a metodologia que usamos se chama Funil de vendas, ilustrei a baixo para entender melhor, em outra oportunidade farei um post sobre esse assunto.

Na ilustração você pode ver que as pessoas entram pela boca no funil e quando sai no final elas se tornam clientes. Para que isso ocorra existe um caminho que deve trilar seus visitantes.

São então as 4 etapas: Atrair, converter, vender e fidelizar.

Vamos entender uma a uma.

Atrair

O começo de tudo. É quando seus visitantes chegam na boca do funil, aqui fazemos o jogo da atração. Sem pessoas interessadas não temos vendas.

Essa etapa vai trazer pessoas que vão engajar com seu serviço/e ou produto. Aqui você gasta suas energias com pessoas interessadas no que está ofertando.

Porém elas não vão chegar sozinhas, precisam que trabalhe para isso. Você mesmo, nesse momento está lendo este post sobre marketing digital, porque eu me preocupei em fazer a lição de casa.

Existem diversas formas de a mágica acontecer, vou listar algumas estratégias de marketing digital que pode usar para atrair o público certo.

  • Blog
  • SEO (Posicionamento no Google de forma gratuita)
  • Redes Sociais
  • Anúncios pagos

Tenha um blog dentro do seu site, traga informações relevantes. Vamos pensar na analogia que falei lá em cima, se você vende carros dentro do seu blog traga uma dica de “Como viajar com segurança com sua família em seu carro“. Olha que dica importante, te garanto que quando essa pessoa pensar em trocar o carro é de sua empresa que ela vai lembrar.

Esteja bem posicionado em relação aos buscadores, pois quem não é visto não é lembrado.

As redes sociais é uma porta muito importante para levar pessoas ao seu site. Mas uma dica importante é não tentar vender nada nas redes sociais logo de primeira, isso não vai dar certo. Use as redes sociais apenas para atrais pessoas, deixe as vendas em outra etapa.

Invista em mídias pagas, pois as etapas acimas são de médio e longo prazo para se conseguir resultados.

Converter

Passando pela fase atrair o visitante entra na fase de converter, essa fase completa totalmente a anterior. Aqui seu visitante precisa se tornar um lead.

Mas como ele se torna um lead? Chazan…

Da mesma forma que você interagiu através de alguns canais para trazer essa pessoa até aqui, precisa manter ela e assim passar para a próxima fase do seu funil.

Quando falamos de conversão dentro do seu site, referimos a uma troca de recompensa. Digamos que você ofereça um material rico em informação, em formato de e-books, vídeos, planilhas e outros. Nesse caso a pessoa precisa dar o seu e-mail para receber esse material. Com o e-mail em mãos e o consentimento da pessoa, você trabalha um relacionamento.

Existem varias formas para que seus visitantes se tornem Leads qualificados, vamos listar 2 importantes delas que são lição de casa.

  • Criação de Oferta
  • Landing Page

Na criação de Oferta pode ser feito duas formas, a oferta direta e indireta. Em diretas são voltadas á compra, como pedido de orçamento, demonstração de software, testes gratuitos.

Já na criação de ofertas indiretas, você se preocupa em educar seu lead, trazendo soluções de problemas que ele encontra em seu dia a dia. Neste momento é interessante oferecer e-books, webinars, ferramentas, planilhas, etc. Gosto bastante das soluções indiretas, pois ela te posiciona como autoridade do assunto.

Vender

Essa é uma fase aonde entra seu time de vendas. O lead já está aquecido. Ele foi atraído para seu site, foi convertido e entendeu que sua empresa oferece a solução.

O sucesso de uma empresa depende diretamente do seu êxito em vendas.

Nessa fase do funil é necessário usar CRM de vendas para que nenhum escape do funil e todo o trabalho feito lá atrás vá por água abaixo.

O processo da venda é muito relativo, varia de empresa para empresa, cada uma tem sua metodologia de abordagem, o importante e receber o lead aquecido das etapas anteriores.

Relacionar

Fase final do nosso funil, Ufa! Nãooooo

Muito pelo contrário, esse é o começo. Relacionar com o seu cliente é a forma de dizer que você está interessado no que você entregou. É necessário trabalhar duro no pós-venda.

Um cliente satisfeito é seu maior vendedor externo.

Então se preocupe em sempre trazer novidades a ele, sempre diga que está por perto para o que precisar.

Essa conquista diária, através de um relacionamento próximo, vai trazer a confiança dele a seu favor e isso é meio caminho andado para que a parceria de vocês seja um sucesso – para ambos.

Peça Feedback no pós-venda, ele indica a qualidade do serviço/e ou produto que está entregando.

Uma última etapa

Mas como assim uma última etapa, não eram 4 etapas?

Sim existe uma ultima etapa, porém essa etapa está presente em todas as anteriores e no final, essa etapa chama-se Analisar.

O maior diferencial e ter a facilidade em avaliar as estratégias, comprovar o seu retorno de investimento (ROI) em todas as ações que vai executar

Sem analise, não se pode entender se está no caminho certo. Essa avaliação deve ser feita com cautela e atenção.

No mercado existem inúmeras ferramentas para conseguir dados e analisar, o gigante Google disponibiliza a Ferramenta chamada Google Analytics, a ferramenta é gratuita.

Acesse o link aqui para se inscrever e boas analises.

Conclusão

São fases que requer muita dedicação e paciência ao executa-las.

Aplique as fases de forma cronológica que terá o resultado desejável, e verá que muitas das vezes suas vendas vão ocorrer de forma automática.

Espero que tenha gostado desse conteúdo, compartilhe com seus amigos empreendedores, vamos ajudar ao próximo.

Não deixe de comentar, caso tenha dúvidas, basta colocar nos comentários a baixo que vamos te responder.

Um grande abraço e até a próxima!

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